Campanha em alusão ao dia Nacional ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

??A Administração Municipal, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Conselho Tutelar, realizaram atividades de conscientização e prevenção na última quarta-feira, 25, em alusão a Campanha 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

??As ações realizadas foram o Pedágio Informativo, “Túnel da Violência”, utilizado como estratégia para as pessoas se sensibilizarem com sofrimento causado por essa violação de direito bem como a dinâmica do “Semáforo do Toque”, uma didática utilizada com as crianças e adolescentes para que identifiquem onde podem e não podem ser tocados.

??As atividades fazem parte da Campanha “Faça Bonito”, que tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

??Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome da menina de apenas oito anos, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

??A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância e uma associação entre a fragilidade de uma flor e a de uma criança.Violência sexual é um tema delicado e que normalmente acontece de forma velada. Se ninguém falar do assunto, ninguém fica sabendo.

??Portanto denuncie, Faça Bonito, disque 100 ou procure o Conselho Tutelar, Delegacia e demais órgãos de proteção das crianças e adolescentes.