Valorização da Educação

Para Iniciar o ano letivo de 2009, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com a  Prefeitura Municipal de Vargem buscou resgatar a união dos profissionais de educação, realizou um encontro entre os professores da rede municipal e estadual de educação, porque entende-se que todos precisam seguir uma direção clara, pois as escolas são próximas, os alunos vivem no mesmo município e dividem a mesma realidade, daí a necessidade de se trabalhar conjuntamente, – buscando um único objetivo, o de oferecer a todos uma educação de qualidade e melhorar os índices de educação do município, com isso destacar-se a nível regional e estadual na qualidade de ensino.

Na busca desta valorização foi oferecido aos professores um curso de capacitação que será realizado em duas etapas no decorrer do ano letivo.

Na primeira etapa que foi realizada nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2009. Na oportunidade o prefeito municipal Nelson Gasperin Junior e o vice Falavino Ferreira se fizeram presentes aneltecendo a importância do trabalho dos educadores.

Como todo professor é um estudioso e um pensador das práticas humanas, tivemos o professor Ludimar Pegoraro, Doutor em Filosofia que fez com que os educadores refletissem sobre as práticas pedagógicas e todas as relações humanas.

A capacitação dos professores do município reflete positivamente no discurso da palestrante professora Nalgis Wagner, Mestre em ciências da Linguagem. Para a professora, a organização docente se firma com idéias discutidas e planejamento firmado em grupo. Os professores receberão informações sobre o uso da fonologia na aplicação pedagógica, na educação infantil e séries iniciais. Após esta reflexão foi debatido o acordo ortográfico da Língua Portuguesa firmado em janeiro de 2009.

Neste sentido, puderam posicionar-se diante das novas propostas, mostrando-se assim, comprometidos com a educação municipal.

Sabendo dessas dificuldades a Secretaria Municipal de Educação já havia adquirido uma Cartilha revisada pelo MEC que será distribuída aos alunos e professores, para facilitar o conhecimento dessas novas regras.

No dia 06 de fevereiro toda equipe da Secretaria de Educação e professores estarão reunidos para uma reunião pedagógica onde serão tratados de assuntos relevantes para todo o ano letivo.

A secretaria de Educação, através de uma educação de qualidade que oferecerá a seus alunos pretende que todos possam destacar-se no convívio social e acompanhar as transformações culturais, sociais e tecnológicas.

Segundo o prefeito, esse é o nosso objetivo, que todos os cidadãos vargenses sejam livres, olhem o mundo de maneira crítica e que acima de tudo sintam-se felizes.