Coleta de Agrotóxicos

Sabendo da necessidade de preservar o meio ambiente e evitar que sejam jogados lixos nas margens dos córregos e rios, uma iniciativa da Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Agricultura, Agropecuária PROCAMPO, Epagri e Projeto Microbacias 2 promoveu  a coleta de embalagens de agrotóxicos nas comunidades do interior do município.

Tal iniciativa buscou reduzir o impacto ambiental causado pelas embalagens vazias de agrotóxicos, pois, segundo a técnica facilitadora Josiane Dogenski, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina, por meio do decreto nº 4.074/2002, que os usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias aos estabelecimentos em que foram adquiridos no prazo de até um ano, contado da data da compra.

Para o prefeito Municipal, Nelson Gasperim Junior, esta iniciativa  procura diminuir o volume de embalagens jogados nos rios do município, além de contribuir para a diminuição dos problemas de saúde para os agricultores que trabalham com esses produtos e os deixam armazenados em suas propriedades por um longo tempo e podem até reutilizar estas embalagens.

Antes de acontecer a coleta, os agricultores foram orientados a realizar a tríplice lavagem nas embalagens, além de mantê-las destampadas e acondicionadas em sacos, caixas ou sacolas para serem entregues ao caminhão.

As embalagens serão entregues na Central de Recebimento de Agrotóxicos de Campos Novos – ARARCAN, onde a Agropecuária PROCAMPO é  conveniada e fará a entrega.