EDUCAÇÃO CONTINUADA NA SAÚDE

As instituições estão voltadas na sua essência para a promoção da saúde da população e o tratamento de seus quadros patológicos, portanto também deve ter compromisso com a saúde de seus profissionais.

O desvio dos objetivos originais de uma instituição pode ser constatado ao observar-se, por exemplo, o nível elevado de “stress” dos profissionais, o descaso com a humanização, a falta de interação nas ações, levando o ser humano a inibir seu desenvolvimento profissional, bem como comprometer a realização de projetos pessoais e interferir nas atividades rotineiras.

As organizações necessitam de profissionais capacitados para o alcance de suas metas e objetivos, realizando um trabalho contínuo com os funcionários, integrando-os na própria função e no contexto institucional. Uma das estratégias para que isto ocorra é a educação do funcionário no seu local de trabalho, facilitando a transformação do potencial do trabalhador em comportamentos objetivos, de acordo com a realidade que o cerca.

A Educação Continuada dos Profissionais da área de Saúde, faz parte do plano de ação para a área da saúde e está inserido no Plano Plurianual de Saúde de 2010 a 2013, realizado em meados de novembro de 2009, assim como no projeto apresentado ao Estado o qual o município foi premiado como melhor projeto da macroregião no meio Oeste.

Partindo dessas premissas é que a Prefeitura Municipal de Vargem, através da Secretaria de Saúde, ESF e NASF, adquiriu em dezembro de 2009 um kit com 180 DVDs com assuntos da área da saúde, os quais estão sendo utilizados semanalmente em reuniões com os Agente Comunitário de Saúde, com o fim de proporcionar maior conhecimento, interação social entre funcionários e maior avaliação do trabalho que está sendo realizado por parte da gestão.

Enfª Daiana Garcia Baggio Moraes

Coordenadora PSF/NASF- Vargem