Idosos de Vargem participam de roda de histórias

A Professora de Artes, Letícia Martins, com apoio do Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, realizou com alunos e idosos que participam do Grupo De Bem com a Vida, uma Roda de Histórias com a temática de folclore.

O encontro aconteceu na quinta-feira, 25 de agosto, no Centro de Convivência dos Idosos Tadeu Varela Antunes e oportunizou conhecimento, interatividade e integração entre crianças e idosos.

De acordo com a professora Letícia Martins, o Folclore é o conjunto de expressões culturais populares, logo, para se conhecer a história de um povo, de um país ou de uma região, é importante que se conheça a sua cultura, suas tradições, ou seja o folclore. “O Folclore reúne a culinária, parlendas, adivinhas, trava línguas, danças, festas, lendas e muito mais. Lendas Folclóricas representam o conjunto de estórias e contos narradas pelo povo, as quais são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade”, afirmou.

Letícia ainda destacou o objetivo do encontro. “O evento teve por objetivo reunir educandos da rede municipal ensino e o grupo de convivência dos idosos de Vargem, a fim de proporcionar um momento de troca de histórias, causos resgatando memórias, bem como a cultura e o Folclore de nosso município. As histórias foram contadas espontaneamente, não tínhamos combinado ordem de apresentação. Este encontro foi de muita interação e conhecimento e agradecemos a todos os participantes do grupo de idosos por colaborar com este projeto”, finalizou Letícia.

—

Felipe Götz