Projeto água da fonte

Água é vida. Sem esse bem não existiria vida no Planeta Terra. Proteger a nascente d’água é uma medida que pode ajudar a preservar a qualidade e garantir a disponibilidade da água para o consumo humano e outros usos. 
Preocupada com a preservação deste recurso natural e também em garantir uma água de qualidade para a população da zona rural, a Administração Municipal de Vargem, está implantando no município o Projeto “Água da fonte – proteção modelo Caxambu”. 

Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela Epagri, com grande vantagem ambiental. Fabricados por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, uma das proteções já foi instalada na Localidade do Carinho, na propriedade de Osni Cordeiro. Outras já estão sendo fabricadas.

O modelo de proteção Caxambu garante que a nascente não seja contaminada por agentes externos. A proteção também filtra e canaliza a água para as residências, evitando que a água barrenta chegue às residências. Outra vantagem desse método é o baixo custo de implantação, o que possibilita que várias famílias sejam contempladas. É um modelo simples que dispensa a limpeza periódica da fonte. 

Preservar este tão precioso que é a água é dever de todos nós. Todos podem contribuir para preservação das nascentes.
Portanto é necessário:
– Não construir currais, chiqueiros, galinheiros e fossas sépticas nas proximidades acima das nascentes.
– Não desmatar e não jogar lixo no entorno das nascentes.
– Cercar as nascentes a uma distância mínima de 50 metros do olho d’água, evitando a entrada do gado e contaminação da água com o estrume.
– Não usar adubos e agrotóxicos em áreas de várzea e próximas às nascentes e rios.