Avaliação do PMAQ é concluída com sucesso em Vargem

A Secretaria Municipal de Saúde de Vargem recebeu nesta semana, dois avaliadores do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).

O PMAQ é um dos Programas e Ações Estratégicas do Ministério da Saúde votado para a Atenção Básica, cujo objetivo é a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, que repassa um Recurso Financeiro Mensal às Unidades Básicas de Saúde (UBS), como prêmio pelo bom Acolhimento aos usuários do SUS.

O prêmio em dinheiro é pago pelo DAB (Departamento da Atenção Básico) a cada Unidade de Saúde que aderir e participar do PMAQ. O Programa é financiado pela parcela Variável do PAB (Piso da Atenção Básica), o PAB Variável, que irá variar de acordo com o desempenho do gestor e da sua equipe. Para participar é necessária a adesão do município, que acontece anualmente.

Só que o SUS só vai repassar esse dinheiro se o município cumprir com metas estabelecidas e implementar alguns programas de interesse do Governo Federal e do SUS – as chamadas Ações Estratégicas, que em Vargem são desempenhadas com sucesso. 
Entra na avaliação anual do PMAQ a estrutura física e de profissionais.