Vacinação Preventiva da Febre Amarela

A vacina da febre amarela passou de uma dose que tinha duração de 10 anos para uma dose única, ou seja, se em algum momento as pessoas já foram vacinadas estão imunes a doença.

Foi realizado a vacinação preventiva de aproximadamente 30 funcionários da serraria Asa Branca e da serraria Gramados, nos dias 23/01 e 28/01, com o foco em prevenir a doença e orientar a população.

Em entrevista com Adriana Corrêa, secretária da Saúde da Vargem ela ressalta que é necessário entender que os animais silvestres como os macacos não são os causadores da doença, e sim o mosquito, por isso é necessário que a população se conscientize desse fato e não mate os animais, caso souber de alguma situação em relação à morte de macacos avisar os envolvidos, pois só assim é possível saber o foco da doença.
Adriana ainda ressalta que é necessário a prevenção e vacinação em casos de viagens marcadas para as áreas de risco, é de extrema importância que seja realizada a vacinação pelo menos 10 dias antes da viagem para que seja possível a vacina reagir no corpo.

Adriana finaliza lembrando que não existe nenhum caso da doença na nossa região, mais é importante lembrar que estamos em uma área de risco por isso a importância de prevenir. A faixa etária para a vacinação está no calendário desde os 9 meses de idade até os 60 anos, após essa idade é necessário a orientação médica para a realização da vacina.