Toda gestante necessita de acompanhamento durante a gravidez

A Secretaria de Saúde de Vargem, atendendo ao que preconiza a Administração Municipal, para uma saúde de qualidade e preventiva, promoveu nos dias 20,21, 27 e 28 de março, encontros com o Grupo de Gestantes.

No dia 20 de março, a fonoaudióloga Ana Rubia Jacomel orientou as futuras mamães sobre os testes a orelhinha, da linguinha e estimulação cerebral, explicando sobre como se dá a relação auditiva entre a mãe e o bebê durante a gestação, partes do ouvido e suas funções e forma correta de limpeza sem uso do cotonete. Além disso, tratou ainda sobre o uso de chupeta e amamentação.

Dia 21 de março, o odontólogo Thiago Camillo esclareceu às gestantes sobre a importância da ida ao dentista durante a gestação, com exigência de duas visitas ao profissional durante a gestação, conforme orienta o Ministério da Saúde. O odontólogo falou também sobre hábitos da escovação, higiene bucal da mãe e do bebê, período do nascimento de dentes da criança e doenças bucais que são transmissíveis.

Em 27 de março, a Assistente Social e Coordenadora do Grupo de Gestantes, Rita Izabel Alves tratou sobre os seguintes temas: direitos e deveres das gestantes, direitos da criança e do adolescente, política de assistência de atenção obstétrica e neonatal, direitos na saúde, consultas de pré-natal, exames preventivos, tipos de partos, importância e direito da gestante a um acompanhante, direito da mãe permanecer com o bebê no hospital, direito de amamentar, direitos trabalhistas dos pais e direitos e deveres do SUS.

Em 28 de março, a fisioterapeuta Emanueli Bianquini abordou sobre os benefícios da fisioterapia durante a gestação, os exercícios adequados no período da gravidez, com atividades divididas por trimestre gestacional. A profissional reforçou junto às mamães que antes de realizar qualquer atividade física, é necessária uma indicação médica e acompanhamento de fisioterapeuta especializada, convidando as gestantes com o primeiro trimestre a gestação completo a realizar alguns exercícios durante o encontro.