Vargem é contemplada com duas bibliotecas e acerto de dois mil livros

Por meio de parceria com a empresa CTG Brasil, a Administração Municipal, através de projeto intitulado “Prazer de ler”, encaminhado pela Secretaria de Educação ao Instituto Oldenburg, conseguiu que o município de Vargem seja contemplado Via Lei Rouanet com duas bibliotecas e acervo de mil livros cada uma. Os acervos serão destinados à Biblioteca Pública Municipal Maria Correa Bonato e ao Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing.

Para a implantação das bibliotecas, representantes da Educação de Vargem participaram nos dias 15 e 16 de abril, de um workshop de gestores públicos no Rio de Janeiro. Estiveram no evento a Secretária Municipal de Educação Isaura Ramos Dalcanalle, a Bibliotecária Nilcéia Tonin e a Diretora do G.E.M Padre Alberto Leopoldo Bosing, Luciane Maziero. Os temas abordados foram: O desenvolvimento da leitura no Brasil; O ambiente em que o projeto se desenvolve; A Sociedade Civil; o Governo Federal, a Iniciativa Privada e a Instituição Contemplada; O plano Nacional do Livro e da Leitura.

O projeto está em fase de implantação em Vargem e haverá capacitação de pessoas, que serão os multiplicadores.

O Instituto Oldemburg tem realizado com absoluto sucesso o projeto Sala de Leitura, que tem por objetivo a implantação de Bibliotecas Comunitárias em escolas municipais, todas dotadas com um acervo inicial de 1.000 livros novos. O projeto capacita agentes de leitura para atuarem como promotores da biblioteca no seu bairro, sempre criando laços de participação e cooperação com os moradores do entorno, fortalecendo dessa forma o binômio Escola/Comunidade.