Postura e uso correto das mochilas

A Secretaria Municipal de Saúde de Vargem levou orientações a estudantes sobre postura e uso correto das mochilas, por meio do Programa Saúde na Escola. As orientações foram repassadas na terça-feira, 18 de junho, pela fisioterapeuta Emanuelle, Psicóloga Suzana e Ariane, Digitadora dos programas do Ministério da Saúde.

O mais adequado é carregar a mochila nas costas, com uma alça em cada ombro para distribuir melhor o peso, respeitando o limite de 10% do peso corporal. Levar a mochila de um lado só do corpo pode causar danos à estrutura da coluna vertebral em idade de crescimento, ou seja, na pré-puberdade. A regulagem das alças é outro ponto importante. A mochila deve ficar na altura da região lombar, nunca a mais de 10 cm abaixo da cintura.

Outro modelo preferido pela meninada é a mochila com rodinhas. Geralmente ela possui uma estrutura de metal ou plástico que a torna mais pesada. Assim, ao subir e descer escadas, a criança faz um esforço muscular maior que o adequado. Além disso, o aluno normalmente a carrega puxando por um só braço o que pode prejudicar a coluna vertebral e a musculatura.

A prevenção ainda é o melhor remédio!