Saude
Não se cale, peça ajuda!

Publicado em 13/09/2019 às 16:46 - Atualizado em 13/09/2019 às 16:46

Campanha Setembro Amarelo Baixar Imagem

A Campanha Setembro Amarelo, alusiva à prevenção ao suicídio, tem desencadeado ações em todo o Brasil. Na escala entre os países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 6º lugar no ranking de suicidas, com 11 mil mortes por ano. O fator que mais está relacionado a esses casos, é a doença psiquiátrica crônica chamada de depressão, que vem atingindo mais 300 milhões de jovens e adultos ao redor do mundo.

Em Vargem, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último dia 11, uma caminhada relacionada ao Setembro Amarelo, visando chamar atenção a esta problemática, alertando para a necessidade da pessoa não se calar e pedir ajuda. “Nós enquanto unidade básica de saúde buscamos chamar a atenção de toda a população para que se alguma pessoa passa por um momento difícil de tristeza profunda e tenha pensamentos suicidas, venha para a UBS. Não se cale, venha até nós, peça ajuda”, orientou a psicóloga da UBS de Vargem, Suzane Stefanes, enfatizando que a população também pode ligar ao 188.

A Caminhada em Vargem reuniu escolas e profissionais da área da Saúde, também tendo a participação da Prefeita Milena Lopes.