Estiagem: Vargem em situação de emergência

Publicado em 14/01/2022 às 17:03 - Atualizado em 14/01/2022 às 17:03

Por meio do decreto número 1.220/2022, de 03 de janeiro, a prefeita Milena Lopes decretou situação de emergência/calamidade pública devido à estiagem.

Conforme levantamento feito dos danos provocados, o município todo foi duramente afetado com a estiagem, mais de 60% dos domicílios sofreram algum tipo de dano, principalmente a área rural, com falta de água para consumo humano, animal e nas plantações.

Com a baixa precipitação e baixa umidade entre os meses de setembro e dezembro de 2021, situação que permaneceu em janeiro deste ano, o abastecimento de água potável foi drasticamente afetado, causando sérios problemas econômicos e sociais.

O levantamento aponta também:

➡️ Aumento significativo pela procura de benefícios eventuais na Secretaria de Assistência Social e CRAS, tendo em vista os prejuízos sofridos por famílias vulneráveis que tiram sua subsistência das atividades rurais.
➡️Para abastecimento de água potável da população, o Samae está distribuindo 15 mil litros por semana através de caixas d’água e utilizando caminhão da Secretaria de obras, custeando o abastecimento com recursos próprios da Administração.
➡️Porém, os recursos utilizados não foram suficientes para suprir a demanda. Solicita-se através do reconhecimento da situação de emergência que estado e Governo Federal intervenham auxiliando na distribuição de água, instalação de reservatório nas comunidades e na compra de cestas básicas para famílias afetadas em situação de vulnerabilidade.

Nesta semana, a Prefeita Milena Lopes em reunião na Casal Civil do Governo do Estado de SC e Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, solicitou apoio do Estado para que os agricultores possam diminuir os prejuízos causados pela grave estiagem que assola o município e toda a região.