Secretaria Municipal da Educação

Trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Educação, diante da Gripe A (H1N1), que sucederam da seguinte forma:

• Foi realizado uma reunião interna com os profissionais da educação (professoras, diretoras,serventes, merendeiras e motoristas) orientando sobre as precauções a serem tomadas e as primeiras informações sobre a Gripe.

• Foi pedido para as professoras para que permanecessem com as salas de aula sempre arejadas, evitassem maiores aglomerações com os alunos. A constante lavagem das mãos e utilização do álcool em seguida, e ficassem atentos aos possíveis sintomas apresentados em sala de aula, e se necessário fosse, encaminhasse o aluno até o Posto de Saúde.

• Solicitamos a Secretaria Municipal de Saúde, para que disponibilizasse um profissional da Saúde para fazer uma palestra com os alunos da rede municipal, onde fez uso da palavra a Enfermeira Daiana Baggio, que passou algumas orientações como, lavagem correta das mãos, utilização do álcool, cuidados ao tossir e espirrar, evitar muitos contatos físicos nas brincadeiras, e os sintomas que a gripe A representa e como proceder diante destes.

• Compra de material necessário para prevenção, bem como o álcool, luvas, máscaras faciais, papel toalha, para distribuição em toda rede municipal de ensino.

• Aos pais, foi enviado um bilhete informativo sobre a Gripe A, tendo os sintomas aparentes e como prevenir-se. Ainda, destacamos a importância de não mandar os filhos à escola, caso apresentem gripe (mesmo comum), febre ou resfriado, e encaminhá-los ao Posto de Saúde. E acompanhar os informativos pelos meios de comunicação disponíveis.

• A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou de alguns folders informativos.

Sem mais para o momento.

Atenciosamente,

Salete Giglioli – Secretária Municipal de Educação.