Laboratório de Informática Municipal

Nos últimos anos, tem sido apregoado aos quatro cantos do Brasil a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação ou simplesmente TIC’s, como são mais comumente conhecidas. Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação. Não é difícil vaticinar que sem qualquer um desses pilares, não importa qual combinação seja feita, qualquer ação está fadada ao insucesso. Atualmente, segundo o Mapa de Exclusão Digital divulgado no início de Abril/2003 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) juntamente com outras entidades, aproximadamente 12% dos brasileiros têm computador em suas residências e pouco mais de 8% encontram-se conectados à Internet.

O nosso município esta fazendo sua parte para melhorar esses dados e atender o Maximo possível de pessoas.

A prefeitura Municipal de Vargem dispõe de duas  sala de informática com professor permanente, para trabalhar com cursos, orientações, alfabetização digital, da população, a sala fica aberta de segunda a sexta, tendo em vista que poucos tem computador em casa com acesso a internet, sendo assim que fica aberta para uso da comunidade em geral os computadores, agendando horários. Esta sendo oferecido cursos de informática básica e avançada, no momento 180 alunos estão freqüentado, também iniciou-se curso de Linux para os professores da rede municipal de Educação. A medida do possível eu pretendo formar essas turmas e fazer novas matriculas no final do ano.

Julio Eduardo Girardi – Orientador de Informática da Prefeitura Municipal de Vargem.