Aviso da Secretaria de Saúde.

No dia 27 de setembro de 2016 o Brasil recebeu do Comitê Internacional de Experts o documento da verificação da eliminação do Sarampo. Porém, o vírus ainda circula em outros continentes e devido ao grande fluxo de viajantes internacionais para os países das Américas espera-se a ocorrência de casos da doença em pessoas não vacinadas.

A Venezuela enfrenta desde julho de 2017 um surto de sarampo, com aproximadamente 1000 casos confirmados. A propagação do vírus para outras áreas geográficas é explicada principalmente pelo intenso movimento migratório que ocorre atualmente no país.

Em 13 de fevereiro de 2018, o Ministério da Saúde foi notificado sobre um caso suspeito de sarampo no município de Boa Vista – Roraima, de uma criança venezuelana de 12 meses de idade, não vacinada, que frequentava um dos abrigos destinados ao acolhimento dos imigrantes venezuelanos. A mesma foi confirmada com sorologia reagente, PCR positivo e genótipo D8.

Diante do exposto, é necessário que os Estados permaneçam em Alerta na suspeição de possíveis casos de sarampo e se mantenham ativos na execução oportuna das ações de vigilância, imunização e laboratório.

O Estado de Roraima está desenvolvendo estratégias e operacionalizando ações para interromper a cadeia de transmissão e evitar a ocorrência de novos casos.

#Saúde #vacinação #sarampo #caxumba #cuidados #trabalho#Vargem #SantaCatarina #midcn