Debate alunos 2º ano e Administradores da Prefeitura de Vargem

Para enfrentar as diversas formas de manifestação da violência, é preciso romper as resistências sociais que se aborde o problema como um fenômeno social, ou seja, como um conjunto de comportamentos, ações e situações que podem e devem ser modificados.O conceito de segurança está vinculado a uma série de outros conceitos como confiança, certeza, firmeza, convicção, garantia. Significa garantir a ausência de riscos e de perigos.Somos seres históricos.

Não estamos sós. O ser humano não nasceu para viver só. Atuamos positivamente sobre a sociedade na medida em que somos capazes de elaborar projetos sócio-transformadores e colocá-los em prática. Na convivência entre as pessoas humanas estão presentes a busca do bem comum e as relações de poder.A juventude é capaz de reverter à lógica da violência, da exclusão étnica e social. Organizar-se, ocupar os espaços, movimentar as cidades, o campo, as escolas; reivindicar direitos, propor mudanças estruturais e urgentes, ideológicas e objetivas. Somente a própria juventude é capaz de combater as violências que a exterminam.

Ensinar não é transmitir conhecimentos. O professor não tem o vírus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos para que se forme um consenso em torno de verdades e os próprios alunos encontrem as suas opções.

É imperioso que dois dos principais pilares da humanidade – Família e Escola – estejam muito próximos. Porém cada um com seus distintos papéis e missão, objetivando o sucesso da formação integral, através de uma sólida parceria e da soma de esforços. Só assim será possível superar os grandes desafios deste nosso desvairado mundo contemporâneo.

Neste contexto, foram convidados membros da administração pública municipal para participar de debate com os alunos das primeiras séries do Ensino Médio, na disciplina de filosofia, tendo como professora responsável Flavia Antunes, dia 25 de maio, na oportunidade foi entregue ao Sr Prefeito Municipal, Nelson Gasperin Júnior, propostas com as necessidades urgentes, para a melhoria da qualidade de vida para a juventude deste município.

Salientamos que o processo educativo não se dá apenas no âmbito formal, e, nessa perspectiva os alunos acima citados necessitam se apropriar de informações para formular conceitos, objetivando a mediação teoria-prática, para viabilizar a implementação correta dos instrumentos necessários para a formação e atuação do jovem na sociedade na qual estão inseridos.