GESTÃO PÚBLICA A SERVIÇO DA PESSOA IDOSA

Vargem foi selecionado para apresentação oral do serviço de atenção ao idoso desenvolvido pelo município em Itá, durante o III Seminário Estadual sobre Envelhecimento Ativo, que será realizado por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), nos dias 24 e 25 de agosto.

A apresentação será feita no painel Experiência Municipal. O Seminário visa aprofundar conhecimento acerca do processo de envelhecimento; Discutir o funcionamento das Instituições de Longa Permanência – ILPIs e Centros Dias; Possibilitar a troca de experiência entre os municípios e demais entidades em relação ao atendimento da pessoa idosa; Compartilhar iniciativas pró-envelhecimento ativo.

O público alvo são Servidores públicos e autoridades políticas municipais, estaduais e federais; Trabalhadores do SUAS e do SUS, Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Laser. Responsáveis pela execução dos serviços, programas e projetos voltados a Pessoa Idosa; Conselheiros Municipais e Estaduais; Professores e Pesquisadores da área do Idoso ou Políticas Públicas; Pessoas Idosas; Estudantes; Técnicos do Sistema de Justiça; Demais interessados.

SOBRE O SERVIÇO EM VARGEM

O Município de Vargem, por meio da Proteção Social Básica executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa “De Bem com a Vida”.

As atividades desenvolvidas no Serviço são planejadas e executadas pela equipe de referência do CRAS, que conta com uma Assistente Social, Katiuscia, uma Psicóloga, Simone e duas Orientadoras Sociais, Carine e Sandra. Tais atividades têm caráter preventivo, protetivo e proativo, considerando os eixos norteadores do serviço, que são Convivência Social, Direito de Ser e Participação. A equipe do CRAS trabalha os temas transversais e, conta com a colaboração de oficineiros e articulação intersetorial com o objetivo de promover ações que ofereçam vivências individuais e coletivas nos segmentos de arte, cultura, esporte e lazer.

Os encontros do Serviço de Convivência acontecem duas vezes por semana, três horas diárias e conta com 54 participantes, sendo que estes passaram por acolhida e escuta qualificada para identificação das vulnerabilidades e potencialidades dos mesmos. Este serviço mantém articulação com o PAIF através de encaminhamento e acompanhamento das famílias dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A figura abaixo representa a metodologia utilizada pela equipe na execução do Serviço.

Para execução da metodologia são utilizadas atividades de dinâmicas, montagens de peças teatrais, dança, passeios culturais, jogos lúdicos, atividades físicas e construção de materiais de aprendizagem coletiva.