Projeto “Mamãe eu Preciso Mamar no Peito”

“Amamentar é querer, é ser paciente, é ter carinho”. Com este lema foi lançado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vargem o Projeto “Mamãe eu Preciso Mamar no Peito”. O lançamento ocorreu por ocasião do primeiro encontro com as futuras mamães que estão participando neste semestre do Grupo de Gestantes, realizado na última quarta-feira, 9 de agosto.

A iniciativa tem por objetivo estimular as gestantes a participar das consultas de pré-natal e posteriormente ao aleitamento materno. A ação é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e NASF. Por meio do projeto, as mamães receberão orientações sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida dos bebês e complementar até os dois anos.

O projeto é alusivo à Campanha “Agosto Dourado”, que prevê ações durante todo o mês visando o incentivo ao aleitamento materno.

Para incentivar o ato de amamentar, o Projeto contará com a implantação na Unidade de Saúde, do Cantinho da Amamentação e do mural de fotos Gotinhas de Amor. Além disso, todas as gestantes que participarem de pelo menos seis consultas pré-natal e de mais 80% das reuniões do Grupo também vão ganhar brindes. Terão ainda, fotos da futura mamãe ou do bebê recém-nascido. O projeto prevê também que o bebê enquanto estiver sendo amamentado, seja fotografado até os seis meses de vida, para as crianças nascidas a partir de 10 de agosto.

Todo o empenho se dá para estimular a amamentação, vital para a saúde do bebê, além de fortalecer os vínculos afetivos com a mãe. Para contribuir com o sucesso do projeto, durante as visitas domiciliares, os agentes de saúde vão orientar a comunidade sobre o tema e confirmar a amamentação do bebê até um ano de vida.