Atendimento de acupuntura é disponibilizado pelo SUS em Vargem

O atendimento é feito pela secretaria de saúde,onde dispõem de especialista em acupuntura e auriculoterapia, técnicas alternativas de tratamento. As consultas são atendidas conforme encaminhamento médico, todas as quartas-feiras, das 08 às 12hs e das 13 às 17hs na Unidade Básica de Saúde. 

Em nota técnica o Departamento de Atenção Básica reafirma o caráter multiprofissional sobre o exercício da acupuntura no SUS. A Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura teve suas diretrizes de implantação consolidadas a partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, portaria nº GM/MS 971/2006, e desde então a prática da acupuntura vem se fortalecendo no Sistema Único de Saúde em caráter multiprofissional, em todos os níveis de atenção, com foco na atenção básica.

A acupuntura tem respaldo internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta os diversos países a adotarem as Medicinas Tradicionais, Complementares e Alternativas em seus sistemas públicos de saúde. Seguindo essa orientação a prática da acupuntura é bem-vinda no modelo de cuidado da atenção básica.

A prática consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite, por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.
A Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, entre outros benefícios.