Departamento de Turismo.

Já está na Câmara de Vereadores de Vargem, Projeto de Lei Complementar (PLC) número 001/2018, que requer autorização do legislativo para criar o Departamento Municipal de Turismo junto à Estrutura Administrativa Municipal. O Departamento será criado junto à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

A Administração Municipal esclarece em mensagem encaminhada ao legislativo que não será criado nenhum cargo para funcionamento do Departamento de Turismo, como também não serão direcionados recursos de outras secretarias para transferir ao turismo, não reduzindo o orçamento em nenhum setor da Prefeitura.

Se aprovada a criação do Departamento, a Prefeitura poderá viabilizar convênios com o Governos Federal e Estadual, visando receber recursos destes órgãos públicos para desenvolvimento do setor turístico em Vargem. A criação do Departamento de Turismo também é necessária para viabilizar a elaboração do Plano Municipal e Regional de Turismo (PMT), que pretende envolver todos os municípios filiados à AMPLASC, com consultoria do SENAC.

Em 2017, segundo a Administração Municipal, Vargem deixou de receber cerca de R$ 250 mil do Governo Federal por não ter um Departamento de Turismo.