Concurso para resgatar a cultura e história de Vargem.

A Administração Municipal de Vargem juntamente com a Secretaria de Educação, está coordenando um concurso nas escolas com o objetivo de promover e resgatar a cultura e história de Vargem. O departamento de turismo e cultura, coordenado por Fagner Passos, idealizou o projeto, que será executado pela Secretaria de Educação, incluindo os professores de história, português e as diretorias. O projeto terá a participação da escola Estadual e Municipal. A participação no concurso será para os alunos do 5° ano das escolas Municipais e para todas as séries nas escolas Estaduais. No último dia (18) a prefeita Milena Becher compareceu as escolas para convidar os alunos para participar do concurso. “Este projeto justifica-se pela busca da valorização de nossas raízes e nosso desenvolvimento econômico, social e cultural. A identidade de um povo é algo valoroso que o define na história, deixar de expressar os valores e os costumes acaba por fazer com que nosso povo perca sua identidade e seus valores culturais”.
Fagner Passos relata que a ideia surgiu com base da necessidade de dar a conhecer as pessoas sobre o passado do município. “As pessoas nem sempre sabem como o município se formou e progrediu.

O concurso será disputado entre equipes formadas por alunos, que podem ser da mesma turma ou não. As equipes serão formadas por 10 alunos que escolherão uma linha sobre o tema proposto devendo conter relatos atuais e antigos referentes ao setor madeireiro, sendo que um professor deverá ser o orientador de cada grupo. As apresentações serão de 10 a 15 minutos.

Em relação as inscrições, deverão ser feitas até o dia 1 de outubro na secretaria de cada escola. Ao fazer a inscrição as equipes deverão entregar um relatório com a metodologia que será utilizada na pesquisa, contendo título, com o mínimo de 300 caracteres e máximo de 500. A apresentação será no dia 16 de dezembro com início a partir das 13h no Salão Paroquial de Vargem. O primeiro lugar ganhará uma viagem turística para a capital do estado, e troféu para os alunos da equipe vencedora. O segundo lugar ganhará um passeio no Recanto das Colinas.