Encontro de gestantes

A importância de manter o calendário vacinal em dia, medicamentos contraindicados aos bebês e como reanimar seu bebê em caso de afogamento foram temas abordados nos encontros do Grupo de Gestantes na Unidade Básica de Saúde em Vargem.

No 13 de março a enfermeira Rosa Machado orientou sobre o calendário de vacinação para mamães e bebês, destacando a importância de todas as pessoas que tem contato com as crianças estarem vacinadas também. Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

 No dia 14 de março a médica Sabrina Staniszewki falou às mamães sobre medicamentos contraindicados às crianças, orientando que a medicação sempre deve ter prescrição e acompanhamento médico. Orientou também sobre como desafogar os bebês por meio método de reanimação.

Os acidentes não avisam e os pais devem estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação. O seu bebê, por exemplo, pode se engasgar com o leite e a doutora mostrou às mamães como reanima-lo.