Vargem na 70ª Edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde de SC

A Secretária de Saúde de Vargem, Adriana Correa, participou em Piratuba de 10 a 12 de abril, da 70ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina Cosems, que reuniu mais de mil participantes e dezenas de palestrantes de vários pontos do país. As temáticas contemplaram temas em diversos setores da saúde pública, com espaço reservado para a apresentação trabalhos científicos.

O encontro que reuniu gestores públicos de saúde de todo o estado de Santa Catarina,  foi realizado no Centreventos.

Conforme a Secretária Adriana Correa, que também é Coordenadora da CIR – Comissão Intergestores Regional Meio Oeste, foram tratados assuntos de extrema relevância. “Tivemos a eleição da nova diretoria do Cosems, em que havia na Chapa 1 representantes do Meio Oeste, de Joaçaba o Secretário Celso Brancher, o Secretário de Luzerna Luís Peruchini, obtivemos êxito e vencemos. Como coordenadora da CIR Meio Oeste, fico feliz com a representatividade das nossas regiões da Amooc e Amplasc no evento, que entre outros assuntos tratou da regionalização, PNAB, financiamento SUS e o horário estendido para as Unidades de Saúde, este último amplamente discutido”, informou Adriana.

A proposta do Governo Federal é que as Unidades de Saúde tenham o horário estendido até às 22h, o que esbarra principalmente na questão de custos que seriam gerados aos municípios, tendo em vista que a maioria já enfrenta dificuldades em termos de arrecadação.