Programa cidade empreendedora

?? O Programa Cidade Empreendedora, uma parceria do Sebrae com a prefeitura municipal de Vargem vem ganhando visibilidade e confiança da comunidade, onde o poder público, vem dinamizando a economia local, com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios, gerando renda e emprego para a população.

São políticas de apoio a estruturação de um novo modelo de gestão pública municipal, como a instalação da sala do empreendedor e a figura do Agente de Desenvolvimento, um canal de contato direto com os empreendedores. A consultoria recebida pelo Sebrae em apoio à desburocratização da máquina pública simplifica e agiliza o processo de abertura, além da alteração e baixa de empresas, em que o empreendedor pode abrir seu CNPJ em questão de horas, para atividades de baixo risco.

Já nas compras públicas, com a adequação dos processos licitatórios na legislação municipal, o fomento da agricultura familiar para aquisição de produtos alimentícios para a merenda escolar e o plano anual de compras, os empresários e produtores rurais da região ampliam as oportunidades de negócios com o poder público.

Na educação empreendedora, os alunos e professores do ensino fundamental tem a oportunidade de se qualificarem no mundo do empreendedorismo, com atividades online e em sala de aula, por meio de oficinas, trilhas de aprendizagem e games, gerando oportunidades futuras para a formação de jovens empreendedores tanto no mercado de trabalho, como no mundo dos negócios.

O Programa Cidade Empreendedora em Santa Catarina está em seu 3° ciclo e atualmente conta com 75 prefeituras catarinenses parceiras em ciclos de 2 anos de atuação.