Reunião AMPLASC.

Os prefeitos que integram a AMPLASC estiveram reunidos na última quinta-feira (02) para a Assembleia Mensal em que acontece a discussão e deliberação de diversos assuntos de interesse dos sete Municípios. Como a reunião ocorreu em Vargem a Prefeita Milena Becher recepcionou seus colegas gestores e a equipe de colaboradores da AMPLASC em um dos pontos turísticos do Município, na pousada Recanto das Colinas Scapini, propriedade particular localizada a Margem da BR-282, na comunidade de Morro do 10, espaço destinado ao Turismo Rural.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da entidade, Silvio Alexandre Zancanaro juntamente com o Secretário Executivo, Luciano Angonese.

Na pauta o principal tema abordado está relacionado a Saúde Pública. Como a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é bastante complexa e envolve uma série de regras que devem ser seguidas os Prefeitos da AMPLASC acreditam que o projeto de regionalização macro Serra e Meio Oeste proposta pelo COSEMS/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Santa Catarina) seja uma alternativa de qualificação e garantia dos recursos financeiros. Ainda foram indicados os prefeitos Zancanaro e Milena para integrar a Câmara Setorial de Saúde.

Houve também a discussão sobre o novo piso das Agentes de Saúde sancionado pelo Governo Federal no mês anterior e a importância de inteirar-se sobre o papel do Conselho Municipal de Saúde na definição e efetivação de suas metas pela Administração Pública. Sobre a o Hospital Dr. José Athanásio de Campos Novos existe a possibilidade de regionalizar o atendimento nos serviços ortopédicos e de otorrinolaringologia de média complexidade.

Ainda foram confirmados os Prefeitos da região na participação da Assembleia Extraordinária e concomitantemente à reunião do Conselho Deliberativo da FECAM na próxima semana na capital do Estado. Na oportunidade haverá a definição das linhas de ação e pauta estratégica do segundo semestre da Federação.

Outra preocupação dos prefeitos está ligada ao Programa Terra Boa (Troca-Troca de Calcário) do Governo de Santa Catarina. Em razão do aumento do frete, uma das reivindicações da paralisação dos caminhoneiros, as Cooperativas ligadas a FECOAGRO estão com dificuldades para realizar a entrega aos agricultores interessados. A AMPLASC espera que seja executado o contrato e repensado a forma de efetivação do programa para o próximo ano.

A reunião contou também com a presença dos vice-prefeitos de Vargem e Celso Ramos, Santelmo Rodrigues da Silva e Elcio Júnior Pelozatto, respectivamente.